

instituído em 2015, é parte da Política São Paulo Educadora e visa promover experiências que enriqueçam o processo formativo dos estudantes, expandindo os tempos de permanência na escola, territórios educativos e comunidades de aprendizagem. A adesão ao programa é democrática e participativa, feita pelo Conselho de Escola. O SPI propõe a expansão da jornada para, no mínimo, 7 horas diárias e reorganiza a matriz curricular para integrar a base nacional comum, a parte diversificada e os “Territórios do Saber”.
A avaliação na perspectiva da Educação Integral representa um desafio, pois busca captar o desenvolvimento do sujeito em sua integralidade. Argumenta-se que indicadores tradicionais como o Ideb não são suficientes. Propõe-se uma avaliação que abranja tanto a qualidade do sistema educativo quanto a qualidade dos processos pedagógicos, considerando a multidimensionalidade. Quatro dimensões para avaliação são sugeridas: Organização estrutural e insumos, Intersetorialidade, Currículo e aprendizagem multidimensional, e Abrangência da Política.
A articulação entre a educação e outras áreas (saúde, cultura, esporte, assistência social, etc.) é considerada essencial para a consolidação da Educação Integral como política pública e para a promoção do desenvolvimento integral dos estudantes. Exemplos de ações intersetoriais são mencionados ao longo do documento.
Visa, também, acompanhar as articulações entre as diversas instâncias da Secretaria Municipal de Educação em ações que permitem concretizar a Política São Paulo Educadora.
Certificado da Série de Aulas sobre o Currículo da Cidade – Educação Integral da cidade de São Paulo

Pois nesses 2 dias de aulas você vai entender como resolver qualquer questão sobre o tema, seja ela discursiva ou de múltipla escolha.


Nesta primeira aula traremos ideias centrais e estrutura do documento, produzido pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo em 2020.
O que tem além da ideia da criança passar mais tempo na escola? Na primeira aula falaremos sobre a proposta do documento para o desenvolvimento completo dos estudantes (intelectual, físico, emocional, social e cultural).

Já na segunda aula, estudaremos ideias práticas para essa educação integradora, como o currículo da cidade e a matriz de saberes focam em desenvolver outras competências como pensamento científico e crítico do estudante.
Ao garantir a sua vaga nessa temporada de aprendizado, você recebe direito a uma garantia incondicional. Se ao final da Série, você não estiver completamente satisfeito, basta entrar em contato conosco para ser 100% reembolsado.
Copyright 2025 © Instituto Preparatório para Professores · Todos os direitos Reservados
Consulte os Termos e Políticas de uso de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)